PORTFÓLIO


"O Portfólio oferece aos aprendizes e aos professores uma oportunidade para refletir sobre a trajetória das aprendizagens coletivas dos aprendizes no curso, ao mesmo tempo em que possibilita introduzir mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. Além disso, permite aos professores considerarem o trabalho dos alunos não de forma pontual e isolada, mas sim no contexto do ensino e como uma atividade complexa, baseada em elementos e momentos de aprendizagens que se encontram relacionados. O portfólio é um instrumento de aprendizagem e de avaliação que privilegia o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, da independência intelectual e da criatividade (S-CHAVES, 2000). Uma das principais características desse instrumento de avaliação está na autonomia do participante de formular seus próprios objetivos de aprendizagem e organizar seu portfólio, de maneira que o produto mais relevante seja a aprendizagem construída na sua criação (MURPHY, 1997)."
Projeto Político Pedagógico Curso De Graduação Em Medicina. 
Universidade Federal da Bahia – Instituto Multidisciplinar em Saúde